Ao invés de voltar a um passado tão longínquo(!), conto agora um episódio que se passou no não tão longínquo dia 6 de Fevereiro de 2009.
Pelas cinco da manhã fui acordado por uma explosão... abananado, sem entender o que se passou, volto a adormecer. Diria que cinco minutos depois a explosão repete-se!
Levanto-me preguiçoso e cambaleante da cama e espreito pela janela...
Mas antes de mais e completando a descrição do post anterior, aproveito para dizer que vivemos em Matosinhos aqui de Macau – o Porto Interior. Zona mui antiga e degradada da cidade com pouca ou quase nenhuma intervenção portuguesa, onde tudo é tipicamente chinês e, por isso, sujo, barulhento, mal cheiroso e caótico.
Como já referi, de nossa casa temos vista para a “main land China”. A República Popular da China aqui tão perto, à mesma distância que Gaia está do Porto. Vemos as montanhas da cidade fronteiriça do lado de lá – Zuhai – vemos um dos muitos casinos de Macau, vemos os barcos de pesca, a lota, os diferentes cais, o mercado do peixe, o Porto Interior.
E foi no Porto Interior que estranhamente dois barcos de pesca com pavilhão de Hong Kong arderam durante horas da madrugada perante a impotência e incapacidade da polícia marítima e bombeiros face a tão dantesco cenário.
A minha mulher captou fotograficamente o sucedido que agora partilho.
Sunday, April 19, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Pedem-me que conte melhor esta história mas de facto não tenho mais do que isto.
ReplyDeleteNos jornais locais apenas foi referido que por acidente o fogo deflagrou num dos barcos e as referidas explosões teriam ocorrido na união das chamas e dos respectivos depósitos de gasóleo... Nada aconselhável.