Friday, January 21, 2011

Kung Hei Fat Choi


O tigre dá lugar ao coelho. Um novo ano chinês está prestes a começar. Sun Tzu aproveita sempre os feriados desta época festiva para dar um passeio pelas redondezas com a sua senhora.

As festividades do ano novo chinês são variadas. Danças do dragão e do leão. Panchões e foguetes rebentam de hora a hora. Oferecem-se lai sis e deseja-se um bom ano.

Três dias de festividades, de 6 a 8 de Fevereiro, marcam a semana do ano novo.
Para os chineses de todo o Mundo este é "O" Festival do ano. Como celebra o princípio da Primavera e o renascer depois do fim do Inverno é habitualmente mais conhecido como o Festival da Primavera.


O primeiro dia do Ano Novo calha algures entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro, de acordo com a primeira lua nova depois do Solstício de Inverno. Os preparativos começam muito cedo, quase duas semanas antes, com os mais tradicionalistas a manterem o sazonal espírito de renovação, promovendo uma limpeza às suas casas, escritórios e lojas. Tudo tem que estar pronto pelo menos na véspera do Ano Novo, já que muitos dos gestos feitos nas limpezas são considerados como passíveis de dar má sorte, e os chineses são supersticiosos nesta matéria.

Como muitas lojas e negócios fecham nesta época, as famílias preparam-se aprovisionando-se com comida. Nos primeiros dias as pessoas recolhem-se em celebração em casa ou nos templos, correspondendo a visitas de cortesia e divertindo-se, vendo ou lançando fogo-de-artifício, ou a jogar.


Os funcionários públicos, que habitualmente não podem entrar nos casinos ou nas casas de jogo, são autorizados a tentarem a sua sorte durante os três primeiros dias das festividades.

Durante duas semanas a multidão de visitantes, o barulho do fogo de artifício e as ruas cobertas de pequenos pedaços de papel vermelho, transformam Macau num caótico, mas festivo e feliz local.

No comments:

Post a Comment