Tuesday, July 20, 2010

Eles vêm aí!

É um fenómeno regular do sudoeste asiático com o qual já padecemos diversas vezes. Desta feita é o Chanthu que está prestes a chegar a Macau!

Desde que chegamos a Macau já fomos alvo de diversos tufinhos, tufões e tufãozões!

A lógica é mais ou menos esta: tendo em conta a distância da tempestade tropical e a velocidade do vento e das rajadas, as autoridades do Território vão levantando diferentes sinais de alerta:

T1 - o centro de uma tempestade tropical está a menos de 800 quilómetros de Macau podendo vir a afectar a região.

T3 - O centro da tempestade tropical movimenta-se de forma a ser possível que se façam sentir em Macau ventos compreendidos entre 41 km/h e 62 km/h com rajadas de cerca de 110 km/h.

T8 - O centro da tempestade tropical está a aproximar-se sendo possível o registo em Macau de vento do quadrante indicado entre 63 km/h e 117 km/h com rajadas de cerca de 180 km/h.

T9 - O centro da tempestade tropical continua a aproximar de Macau e prevê-se que o território seja severamente afectado.

T10 - Aproxima-se uma tempestade tropical cujo centro passará nas vizinhanças imediatas de Macau admitindo-se que o vento médio exceda os 118 km/h com rajadas de grande intensidade.

Com sinal 8, as escolas, serviços públicos, transportes, as pontes que ligam Macau à Taipa... tudo fecha e vai toda a gente para casa, o que para os mais necessitados de um dia em casa a ver "aquele" filme é sempre uma maravilha se calha a meio da semana.

Durante estes 3 anos de Oriente, já tivemos vários tufões sinal 8 e apenas um com sinal superior. As ruas ficam alagadas, a chuva entra pelas frinchas das janelas e portas das casas, caem árvores e sinais de trânsito e a cidade fica um caos!

O Chanthu apenas justificou, à hora a que escrevo este post, o sinal T1 estando previsto o sinal T3 para o meio da tarde.

Estamos na época deles... e este é o segundo do ano! Eles vêm aí!!!

No comments:

Post a Comment