Friday, June 18, 2010

A Festa de Tung Ng

No quinto dia do quinto mês do ano de calendário lunar é o Tung Ng (Festa dos Barcos-Dragão). Por isso, em Macau, há pessoas que chamam a esta festa “Duplo Cinco”.

A Festa decorreu no passado fim de semana e terminou na quarta feira, dia 16 de Maio. Sun Tzu e mulher sairam de casa para ver as entusiasmantes corridas dos Barcos Dragão.
Esta festa é uma homenagem ao poeta Qu Yuan. A lenda sobre o Tung Ng remonta ao período de Primavera e Outono e ao período dos Reinos Combatentes. Consta que um alto funcionário do reino de Chu, de nome Qu Yuan, muito fiel à corte, viu uma sua proposta recusada pelo rei várias vezes, foi incriminado falsamente pelos traidores e o rei mandou-o para o exílio.
No ano 278 A.C., soldados de Qin invadiram a capital de Chu, ele lançou-se ao rio Miluo, pondo termo à vida.
Os habitantes locais, com grande estima pelo poeta, remaram nos seus barcos de madeira para o local onde o poeta se lançara às águas para recolher o seu cadáver e para evitar que os peixes se atirassem ao corpo de Qu Yuan, lançaram ao rio bolos de arroz envoltos em folhas de banana.

A lenda tem algumas variantes: uns dizem que o lançamento dos bolos de arroz à água se destinava a atrair os peixes para outros lugares, permitindo assim ao cadáver do poeta não servir de repasto aos peixinhos; outros dizem que os bolos de arroz lançados eram para o poeta comer e, por isso, estes bolos estavam envoltos em folhas de banana para evitar que os peixes os comessem.
Qualquer que seja a origem da lenda, este tipo de bolos de arroz tornaram-se, progressivamente, numa delícia denominada “chong”, uma das especialidades favoritas durante a Festa dos Barcos-Dragão.

Não foi desta que provamos os chong. Um tapau de arroz e caril serviu de almoço por volta das 3 da tarde.

No comments:

Post a Comment